Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Como assim...Lampião era Estilista??!!!

Comprovado  o efeito da célebre frase: "os brutos também amam"! Pois é, pasmem!!Virgulino (vulgo, Lampião) era costureiro e todas as peças e acessórios ostentatos pelo "bando" eram, incrivelmente, fruto de seu talento,criatividade e delicadeza  como estilista. Não, você não leu errado, é estilista mesmo! Dá pra acreditar?! Agora tente imaginar a bela cena: sertão nordestino causticante, dezenas de armas empoeiradas, e num pequeno arbusto ao canto,a imagem de homens rudes e violentos, bordando flores e estrelas entre os cactos da caatinga...Se me contassem eu não acreditaria.Jamais!
Para o historiador Frederico Pernambucano de Mello, autor do livro Estrela de Couro: A Estética do Cangaço, os cangaceiros possuíam preocupações estéticas muito mais sofisticadas do que as do homem urbano de seu tempo. O que nos impediria de reconhecê-lo? O preconceito, maior obstáculo à compreensão dos que supomos primitivos ou inferiores, já que “o cangaceiro vestiu-se de cor e riqueza, satisfez seu anseio de arte e deu vazão aos motivos profundos do arcaico brasileiro”.
Para Lampião vestir-se bem era essencial para triunfar. Ele foi o primeiro cangaceiro a cuidar da sua imagem. Aí reside sua originalidade, estava sempre vestido de maneira extravagante, com roupas de cores berrantes, chapéus imensos, enfeitados com medalhas e muitos anéis, colares e broches. Lampião e seus cangaceiros lançaram sua própria moda, criando um dos visuais brasileiros de maior expressão e autenticidade. A partir do estilo adotado eram reconhecíveis entre todos.
E é bem verídico. Já pararam  para observar os modelitos da celebridade feminina do cangaço? Maria Bonita só andava nos "trinks" ( considerando-se que o grupo era praticamente nômade, vivia de sertão em sertão no calor absurdo do nordeste brasileiro e tinha que "se virar" como desse. Um verdadeiro exemplo de organização, administração e de bom gosto.Quem  diria, hein? Tá aí!!! Até um ilustre cangaceiro, bruto,cruel e temível como lampião nos prova que é possível, sim, estar bem vestido em quaisquer ocasiões, e até mais que isso, nos mostra que imagem construída com inteligência e charme ajuda na comunicação com o mundo.
Lampião sempre demonstrou preocupação com a aparência - bem antes de sua entrada no cangaço, ele costurava suas roupas e sabia bordar à maquina com perfeição (acredite se quiser!!) – e soube elaborar um personagem singular para ele, utilizando efeitos visuais para valorizar a vida que levava com seu grupo e transmitir a imagem de bandido rico e poderoso que exercia fascínio e respeito sobre o povo do sertão.


A estética da extravagância de Lampião e seus cangaceiros já influenciou muitos estilistasZuzu Angel apresentou em seu primeiro desfile em Nova York, em 1970, uma coleção inspirada em Maria Bonita.Em 2002, o universo do cangaço inspirou Tufi Duek e as roupas e acessórios da "Forum" foram enfeitados por pespontos ou tachas que recriavam os desenhos dos artesãos da caatinga. Amir Slama, da Rosa Chá, e Ronaldo Fraga também já se deixaram seduzir pelo estilo do cangaço brasileiro.
Sorte era a de Maria Bonita...quem me dera um marido estilista!